A Expo Revestir 2023, a maior feira da américa latina em revestimentos, aconteceu recentemente em São Paulo e trouxe consigo diversas novidades para o setor. Com o objetivo de aproximar as pessoas de suas casas, os lançamentos deste ano unem design inovador, natureza, arte, tecnologia e sustentabilidade.
Um dos destaques da feira foi a presença de metais pretos e da serralheria, além do uso de materiais com textura e detalhes, como o vidro canelado. Elementos naturais, como a imitação de pedras nos porcelanatos, também foram muito presentes.
Os revestimentos 3D surgiram repaginados, mais delicados e sutis, enquanto a iluminação indireta e direcionada continuou em alta, com o uso de fitas e neon led. Os tons terrosos e as cores em tons pastel, preto e cinza continuam em uso, mas agora dividem espaço com as cores candy.
A relação com materiais naturais nos revestimentos, como o cimento nos porcelanatos, foi outro destaque da feira, assim como as plantas naturais e as texturas no mobiliário.
Outra novidade foi a presença dos ripados em diferentes tipos de materiais, como pedras naturais, porcelanatos, painéis de poliestireno e MDF. A marca Portobello trouxe a inovação do fogão por indução em bancadas de porcelanato, enquanto a Tramontina lançou o cooktop de indução com exaustor central.
A tecnologia também marcou presença, como a torneira modelo Doc da Docol, com comando de voz e acionamento automatizado, que permite programar a quantidade de água para preparar os alimentos. A ergonomia também foi valorizada, como na banheira Docol, com curvatura mais confortável para se ajustar ao corpo e proporcionar maior conforto.
As peças multiuso também estiveram em destaque, como o toalheiro que vira porta objetos da marca Docol. As pedras naturais foram muito presentes nos revestimentos, assim como as cubas em pedra natural de apoio.
No MDF, a tecnologia aliada permitiu trazer estampas com formas geométricas, biofilia ou ainda madeira com veios, além de melaminas mais resistentes ao uso no dia a dia. Os porcelanatos com impressão de estampas fizeram a ligação com a arte, enquanto os porcelanatos marmorizados continuaram com ainda mais realismo.
Antigas tendências também voltaram, como os pequenos formatos em pisos (ladrilhos), os grandes formatos com novos tamanhos e opções modulares para facilitar as paginações, além da presença marcante do terracotta, arte e artesanato nas paredes, teto e piso da marca Cosentino.
Nas louças e metais, a inovação também foi constante, com metais em cores da Deca, louças coloridas da Kroller, chuveiros de teto e calhas úmidas ainda mais versáteis, peças ricas em detalhes e torneiras de embutir com design inovador.
Em suma, a Expo Revestir 2023 trouxe muitas novidades e tendências para o setor de revestimentos e decoração, reafirmando a importância da conexão das pessoas com seus espaços e o uso de materiais sustentáveis e tecnologias avançadas.
Desde a presença marcante de elementos naturais e o uso de tons pastel até a inovação em metais, louças e acessórios para cozinha e banheiro, a feira apresentou uma variedade de soluções criativas e versáteis para os mais diversos projetos e estilos. Com tantas opções, os profissionais e consumidores do setor têm à disposição uma gama de possibilidades para criar espaços belos, funcionais e sustentáveis.